quinta-feira, 26 de junho de 2008

VIGO - GALICIA ALMA CELTA











Depois de passar um dia maravilhoso em Santiago seguimos o nosso caminho, com destino a Vigo cidade litorânea da Costa do Atlântico da Espanha. Vigo tem um porto muito famoso, é em vigo que se faz a pesca de Ostras. Além de ser uma cidade típica Galega, Vigo possuiu uma alma muito mística, aqui a cultura Celta é ainda faz parte da sua tradição.
Nos lugares aonde passamos para comprar os souveniers tinham bruxas e vários elementos da natureza Celta... Além dessa história toda... Vigo possue uma beleza única... Descubra a Galícia...


Um pouco de história: Quem foram os Celtas?



Celtas é a designação dada a um conjunto de povos, organizados em múltiplas tribos, pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do noroeste da Europa a partir do II milénio a.C.. A primeira referência literária aos celtas (Κελτοί) foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto em 517 a.C.



Do ponto de vista da independência política, grupos celtas perpetuaram-se até pelo menos o século XVII na Irlanda, país onde por seu isolamento, melhor se preservaram as tradições de origem celta. Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade sub-nacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França), o norte de Portugal e a Galicia (Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topônimos, em algumas formas linguísticas, no folclore e nas tradições.
A influência cultural celta, que jamais desapareceu, tem mesmo experimentado um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o aparecimento de música de inspiração celta e no reviver de muitos usos e costumes.



Línguas celtas são uma família de línguas da superfamília das línguas indo-européias, originadas principalmente pelos celtas.



Subfamílias:



Línguas gaélicas;
Línguas britônicas;
Línguas gaulesas;
Línguas celtibéricas.



E saibam que as lendas Galegas são belas e exautam a Natureza e o mistico:



segue uma Lenda Celta Galega em Galego...



As cunchas de Santiago



Despois de que Santiago lle cortasen o pescozo, os seus discípulos recolleron o seu corpo e puxérono enriba dunha barca de pedra. Navegando, chegaron ás costas de Galicia a un lugar onde había unha festa polo casamento do fillo do señor.
Había gran alegría e entre outros festexos se bafordaban (ir galopando mentres se guinda a lanza e se volve a recoller sen que caia ao chan). Un dos que bafordaban era o noivo que de repente viu como o seu cabalo se dirixía ao mar e se afundía baixo as augas. Todos viron o prodixio e como ao chegar á barca cabalo e cabaleiro saíron sen dano das augas.
Ao volver a terra e pisar a praia, todos viron que tiña os vestidos e o chapeu cubertos de vieiras e a partir de entón todos os que peregrinan a Santiago levan nas súas roupaxes a famosa cuncha.



Adeus...

dados:wikipédia

Nenhum comentário: