quinta-feira, 3 de abril de 2008

REPPUBLICA DI SAN MARINO











São Marinho (em italiano San Marino) é uma pequena e muito antiga república da Europa, encravada na Itália, perto da cidade costeira de Rímini na costa do Mar Adriático.
Segundo a tradição, a origem do país remonta ao século IV, quando Marinus e um grupo de discípulos se refugiaram no Monte Titano para escapar de perseguições.
Por volta do
século XII, São Marinho já tinha uma configuração política, com seus estatutos e cônsules, e devido ao isolamento geográfico conseguiu manter-se independente, apesar da rivalidade entre nobres e bispos vizinhos. Em meados do século XV, São Marinho era uma república regida por um conselho de sessenta membros. No século XVI, foi ocupada temporariamente por César Bórgia. Tentativas de anexação aos Estados Pontifícios, no século XVIII, marcaram o declínio da república.
Quando
Napoleão invadiu a Itália, respeitou a independência da república de São Marinho e chegou a propor a extensão de seu território em 1797. Mais tarde, o Congresso de Viena (1815), ao final das guerras napoleônicas, reconheceu a soberania do país. Durante o movimento de unificação da Itália, São Marinho ofereceu asilo a revolucionários, entre os quais Giuseppe Garibaldi. Depois que a Itália se unificou, uma série de tratados -- o primeiro deles em 1862 -- confirmou sua independência. San Marino (assim como a Itália, Espanha e Portugal) foi também fascista.
FORMULA 1 - Todos os anos é realizado o Grande Prêmio de São Marinho de Fórmula 1. Apesar do nome, esse evento é realizado na cidade de Ímola, em território italiano. Se trata de uma estratégia para se ter dois grandes prêmios de Fórmula 1 na Itália. O mesmo ocorre com o Grande Prêmio de MotoGP.

DEMOGRAFIA:
Composição étnica: samarinenses, italianos e outros
Religião:
Catolicismo 90%
Idiomas:
italiano (oficial) e dialeto emiliano-romanholo.

Conhecemos San Marino por um motivo muito especial. É a pátria da descendência da família Mateini, pois o Meu Rei (Rodrigo) tinha uma vontade imensa de saber sobre a família e também buscar a certidão de nascimento do seu bisavô. Chegamos na 2f de madrugada, estavamos mortos de cansaço e no dia seguinte iamos ao cartório de San Marino para retirar a certidão, mas não sabíamos que era 2f de Páscoa também em San Marino, o que fizemos... Fomos até o cartório ( único no país), que estava fechado e ficamos pensando o que fazer... Pedir alguém ao lado para pegar a certidão? Nada disso, tivemos a ideia de deixar um envelope na porta de entrada do cartório com o 10 euros + o email do pedido da certidão e o nosso endereço aqui na Espanha, para finalizar deixamos em cima da carta um saco de terra que tinha ao lado da porta fechada e seguimos a nossa viagem para Espanha... Mas antes disso, passeamos pela cidade bem rapidinho e conhecemos um pouco de sua história que é fabulosa...
Bom gente, pra contar o desfecho da história, quando chegamos aqui na Espanha, na 3f liguei para o cartório para saber se tinham recebido, mas ninguem fala ingles, a minha solução foi ligar para a Recepcionista do hotel (Sabrina) que foi um anjo que Deus colocou no caminho da gente, bom, disse a ela que deixamos uma carta, contei a história toda pra ela, e que precisava saber se eles tinham recebido e ela simplesmente me falou : Deixa que vejo pra vc, fica tranquila, te ligo já... e pasmem... Ela ligou e disse que o cartório tinha recebido e que iam mandar a certidão em poucos dias... e assim agradeci muito a Sabrina e ficamos no aguardo... e no dia 09 de abril de 2008, chegou aqui nas nossas mãos a certidão e acreditem com o troco dos 10 euros! Olha isso está aqui guardado e será uma grande relíquia para a nossa família... Como podemos vê aqui, as pessoas ainda acreditam nas outras e isso que sinto falta no Brasil, a honestidade, o que aqui claro tem pessoas boas e ruins, mas pessoal deixamos quase na beira da rua e ninguém retirou da porta e nem mexeu... Não tenho palavras para descrever isso! Assim, foi a nossa viagem...

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha querida amada Priscilinha
Que fotos maravilhosas!!! Quando vi a foto do PAPA não contive as lágrimas, que benção passar a Semana Santa no Vaticano... Minha querida estou com muitas saudades de vocês, fico tão feliz de ver a sua felicidade, ela ultrapassa as fotos e irradia para todos os lados. Fique com DEUS minha amiga.
Beijos mil
Marnnie Passos